terça-feira, 16 de maio de 2017

Horto Municipal vai ampliar produção de mudas

O Horto Municipal de Resende, localizado no Campo da Aviação, em frente ao Aeroporto Municipal, vai ganhar um importante reforço no seu trabalho de produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Foi assinado na manhã de hoje (sexta, 12), um convênio entre a Prefeitura de Resende e a AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) para revitalização do horto e ampliação do programa de educação ambiental Oficina de Florestas, através do qual as mudas são produzidas.

A cerimônia de assinatura, realizada no próprio horto, contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, do presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, do diretor-executivo da Agevap, André Luís de Paula Marques, e do diretor da organização não-governamental Crescente Fértil, Luís Felipe César.

De acordo com o convênio, que é fruto de um projeto elaborado pela Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR) e selecionado pela Agevap, o Horto Municipal, que já produz cerca de 50 mil mudas/ano, ampliará sua produção em um ano, tempo de duração do convênio, em 15 mil mudas. Elas serão usadas em ações de recomposição florestal, que vão potencializar a criação de novas áreas verdes no município.

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a iniciativa terá um impacto bastante positivo não só no meio ambiente, como na melhoria da qualidade de vida da população.

- O município de Resende festeja hoje a assinatura deste convênio. É importante buscar alternativas para recuperar nossas nascentes, as faixas marginais e assim minimizar o prejuízo pela degradação de anos em nossas bacias hidrográficas. A Prefeitura continuará realizando parcerias para trabalhar cada vez mais pelo meio ambiente – enfatizou Diogo Balieiro.

PSA Hídrico – Durante a cerimônia, também foram entregues para cinco produtores rurais do município, os cheques referentes ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) referentes ao trabalho de restauração e conservação ambiental desenvolvido em suas propriedades. A compensação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende e a Ong Crescente Fértil, executora do projeto Rio Sesmaria PSA Hídrico.

Nesta primeira etapa do projeto, que também conta com o apoio da Agevap/Ceivap, foram restaurados e/ou conservados 66,22 hectares de terras nas seguintes propriedades: Sítio Núcleo Bandeirante, Sítio Mocambo, Sítio São Jorge, Fazenda Santa Helena, e Rancho Bela Vista. O objetivo do projeto é melhorar a produção (em quantidade e qualidade) de água no município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende.


Nenhum comentário:

Postar um comentário