quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Espaço Z recebe peças encenadas por alunos da escola de artes

Uma das histórias apresenta a menina Maribel como uma das personagens principais. Raptada por um malvado pirata, ela é escondida numa casa, onde conhece uma família de fantasmas. Em pouco tempo, faz amizade com um deles. “Pluft, o Fantasminha” se torna então um dos clássicos da literatura brasileira. Já “O Santo Inquérito” tem como cenário o estado da Paraíba, no ano de 1752. A obra literária relata as injustiças contra Branca Dias, “uma moça alfabetizada, que lia a bíblia e estudava textos filosóficos”. Branca morre queimada na fogueira pela Inquisição da época.

Escritos pelos consagrados autores da literatura brasileira, Maria Clara Machado (Pluft, o fantasminha) e Dias Gomes (O Santo Inquérito), as duas histórias vão ser encenadas neste fim de semana em Resende, no palco do Espaço Z, pelos anos alunos de teatro da Escola de Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, instituição ligada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A encenação da peça “Pluft, o fantasminha” acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 19 horas. Já a peça “O Santo Inquérito” estará em cartaz no sábado, dia 17, no mesmo horário. A entrada ao público será gratuita, nas duas encenações.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Ângelo Tramezzino, 20 alunos da Escola de Artes participarão da apresentação das duas peças. Eles participaram das aulas ministradas pela professora Fernanda Simões, às terças e quintas, no período noturno, “e agora vão ter a oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado recebido neste projeto realizado pela Prefeitura de Resende, através da Casa de Cultura.

- Os alunos receberam durante o curso de iniciação ao teatro as noções básicas sobre essa atividade artística. Com isso, passaram a ter uma base para continuarem os seus estudos sobre as artes cênicas, caso queiram abraçar o teatro como trajetória profissional – declarou Ângelo, acrescentando que o teatro do Espaço Z tem capacidade para receber 102 pessoas.
Uma das ações incentivadas pela administração do prefeito José Rechuan na área da cultura, a Escola de Artes Maestro Vicente Aniceto Senna formou ao longo dos últimos oito anos pelo menos 700 alunos nos cursos oferecidos gratuitamente à população, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, entre eles, violão, teclado, bateria, baixo, coral, sopro e guitarra, além das aulas de teatro.

Por meio de uma parceria com a Fundação Bachiana, que tem como um dos seus maestros o renomadopianista João Carlos Martins, a Casa da Cultura disponibilizou ainda outro projeto importante para a formação cultural dos moradores de Resende: a oficina de cordas, que atendeu 190 estudantes em 2015 e 2016, com o projeto “A Música Venceu”.

Através deste projeto, os alunos receberam noções sobre os seguintes instrumentos: violino, baixo, violoncelo e viola. As aulas também foram ministradas às terças e quintas-feiras, só que nos períodos da manhã e da tarde. A realização deste projeto pela Prefeitura de Resende contou com o apoio financeiro da montadora automobilística Jaguar Land Rower.

Fonte de Consulta: Prefeitura Municipal de Resende


Nenhum comentário:

Postar um comentário