segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Alunos do projeto Oficina de Florestas participam de oficina sobre cartografia social

Trinta e dois adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, alunos da Fundação Confiar e integrantes do projeto Plantar Florestas para Colher Água, participam na próxima terça-feira, dia 10, de uma oficina de cartografia social. A atividade, que será realizada das 9h30 às 11h no Parque das Águas, faz parte do Projeto Cachoeira: Semeando Águas, que une ciência, esporte e educação ambiental. A oficina será ministrada por alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Realizado através de uma parceria entre o canoísta Pedro Oliva, recordista mundial de salto em cachoeira, e diversas instituições que atuam na prevenção de desastres naturais, preservação do rio e suas nascentes, entre outras iniciativas, o Projeto Cachoeiras esteve em Resende em 2015. Nesta primeira expedição, o canoísta Pedro Oliva e sua equipe percorreram toda a extensão do Rio Paraíba, desde a nascente até sua foz, coletando dados para serem avaliados por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

De acordo com a programação, na terça-feira, a equipe do projeto chegará ao Parque das Águas às 8h30. Deste período até às 9h30, eles apresentarão os resultados da primeira edição do projeto, e farão a distribuição de folderes e publicações sobre o assunto. Logo depois, terá início a oficina de cartografia social, que buscará explorar qual é a percepção socioambiental dos estudantes com relação ao Rio Paraíba do Sul, manancial responsável pelo abastecimento de cerca de 15 milhões de pessoas.

Segundo a professora Rosângela Vieira, coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear), ao final do projeto será lançada uma publicação sobre as ações desenvolvidas pela expedição, com créditos de todos os municípios e instituições participantes. “Dessa forma, colocaremos mais uma vez as ações de educação ambiental desenvolvidas em Resende no cenário nacional, mostrando o trabalho aqui realizado enquanto política pública de gestão ambiental” – disse Rosângela.

Além da oficina de cartografia social, que será realizada terça-feira, o projeto Plantar Florestas para Colher Água já promoveu outros cursos para os estudantes, todos eles voltados para a questão ambiental. Entre eles estão: gestão dos resíduos sólidos; reaproveitamento de materiais recicláveis; recursos hídricos; e funcionamento do horto (produção e doação de mudas).

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende


Nenhum comentário:

Postar um comentário