sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prefeitura de Resende implanta projeto-piloto de compostagem em Mauá

A AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) deu início, em Visconde de Mauá, a um projeto-piloto de compostagem - transformação de resíduos sólidos em adubo, o qual, futuramente, deve ser levado a outros pontos do município. Em Mauá, os trabalhos começaram individualmente por parte de moradores, ainda em 2009, com a implantação da coleta seletiva. Com a medida, a população conseguiu reduzir em 6% a quantidade de lixo que era encaminhada para o aterro de Bulhões.

Segundo a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da AMAR, Solange Pinto, em 2013 o município aderiu ao Grupo de Trabalho da APA da Mantiqueira, para discutir o assunto, dando origem a este projeto-piloto. Também integram a parceria os seguintes órgãos: Associação Comercial de Visconde de Mauá, Associação Turística de Visconde de Mauá (MAUATUR), Centro Cultural local, Programa de Coleta Seletiva Solidária do INEA-RJ (Instituto do Meio Ambiente) e a Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento.

- O que pretendemos agora é ampliar o uso de composteiras unifamiliares (feitas em telas de palha) para o comércio e novas residências daquela região - frisou Solange, lembrando que cabe a AMAR a viabilização do projeto, disponibilizando técnicos e educadores ambientais, e a busca por recursos para a implantação e ampliação.

Ainda de acordo com Solange, a iniciativa foi muito bem recebida pela população, que já começa a colher resultados significativos como a fertilização de jardins e hortas com o material orgânico proveniente da compostagem. "A compostagem é uma alternativa de reaproveitamento de resíduos orgânicos como sobras de frutas, verduras e cascas de legumes, entre outros, que nestes recipientes são transformados em adubo, podendo ser utilizado em hortas e jardins, além de contribuir para a diminuição do material lançado no aterro sanitário", salientou a coordenadora.

O projeto-piloto em Visconde de Mauá está sendo acompanhado e discutido em Resende e nos demais municípios que compõem a APA Federal da Serra da Mantiqueira: Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Piquete, localizados no Estado de São Paulo; além de Aiuruoca, Baependi, Delfim Moreira, Itanhandu, Passa Quatro e Virgínia; em Minas Gerais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário